Mês passado troquei de celular e saí em busca de jogos independentes. Vi várias recomendações do jogo DEVICE 6 (iOS, $3.99) e acabei entendendo que era algo assim:
Anna acorda em um castelo no meio do nada e sem a menor ideia de como chegou até ali. A sua estória se apresenta como em um livro, em que o leitor precisa resolver quebra-cabeças para destrancar novos capítulos e desvendar o mistério que a cerca.
Vi as imagens do jogo e apesar de achar que eram muito bonitas, não fui fisgada na hora. Num dia de bobeira finalmente comprei o jogo e não só me diverti muito com a leitura e os quebra-cabeças, como fiquei admirada com sua inteligência.
Livro interativo ou jogo de aventura em texto?
O texto é o grande destaque do jogo, descrevendo as ações e se movimentando junto com Anna, fazendo curvas, atravessando corredores e até descendo escadas. Para acompanhar a leitura é necessário girar o iPhone/iPad/iPod, o que aumenta a sensação de espaço e movimento.
O design do jogo é inspirado em filmes de espionagem dos anos 60, desde sua abertura até a trilha sonora. Essa escolha curiosa acabou contribuindo para o clima de estranheza e mistério que a estória tanto precisa.
A imaginação também é estimulada com sons e imagens aparecendo em momentos certeiros, garantindo até alguns calafrios na espinha.
Por todos esses motivos, DEVICE 6 é um excelente livro interativo, em que a história e a interface se complementam.
Só que DEVICE 6 não para por aí: ao final de cada um dos 6 capítulos, Anna encontra uma porta trancada. Como em uma boa aventura em texto, precisamos encontrar uma solução junto com Anna. Os quebra-cabeças podem ser até bem difíceis (dependendo de sua experiência com o formato) mas as dicas estão presentes no texto, imagens e sons do jogo – basta procurar com calma. Como jogo, DEVICE 6 oferece quebra-cabeças desafiadores, conectados por uma história envolvente.
No final das contas, não importa se DEVICE 6 é um livro interativo ou um jogo de aventura em texto; quem se preocupa com rótulos quando está se divertindo? :D
Veredito
DEVICE 6 é um jogo/conto divertido, combinando vários elementos em favor de seu enredo, resultando numa experiência única e imersiva.
No final da história (calma, sem spoilers!), DEVICE 6 também surpreende com uma narrativa escondida, levantando uma provocação sobre tecnologia. Para não ficar perdido, recomendo que leia todos os textos do jogo com bastante atenção, desde o começo.
O único ponto negativo é DEVICE 6 estar disponível somente em inglês e para iOS (iPhone, iPad e iPod Touch), por isso não posso indicar para todos que procuram jogos pro celular :(
P.S.: Se seu inglês estiver enferrujado, não se preocupe: é você quem determina a velocidade do jogo, então dá para consultar um dicionário com calma!
Conteúdos relacionados:
Entrevista com criador sobre a animação de abertura (em inglês)