Aqui vão algumas notícias interessantes que vi na última semana – fotos do espaço e artigos sobre desenvolvimento de jogos e cultura gamer.
Gás (no espaço) pode ser lindo
Psychedelic Crab · Bad Astronomy (em inglês)
O astrônomo Phil Plait compartilhou uma foto incrível de uma nuvem de gás, resultado de uma explosão supernova. 100 trilhões de kilômetros de pura beleza :)
Ceres é a Death Star!
Second Bright Spot Is Further Evidence That Ceres Is A Death Star · Popular Science (em inglês)
Nem precisa entender inglês para compreender o artigo: o planeta anão Ceres tem dois pontos brilhantes dentro de uma cratera – e é obviamente a Death Star!
Tá aqui minha Carteirinha Gamer
Cadê as mulheres GAMERS? Pois é, cadê? · Garotas Geeks
É muito frustrante quando pedem credenciais de mulheres pra validar se são gamers “de verdade”. Já fui questionada várias vezes mas também já vi acontecer o mesmo com muitos rapazes. Onde tem pretensão, tem esse tipo de questionamento inútil. E não só pelo gênero do jogador mas também pelo gênero do jogo – é comum uma pessoa se considerar “mais” gamer por preferir RPG a FPS ou jogos de PC a mobile – a lista é enorme.
O que me incomoda é que muitos dos artigos colocam os fãs de jogos em discussões “nós contra eles”, quando talvez fosse mais produtivo falar sobre os títulos que são lançados. Ressaltar os bons lançamentos, pedir jogos melhores e maior diversidade parece mais relevante do que brigar uns com os outros. O que me leva a uma entrevista que li essa semana…
Quer mudança? Seja a mudança
20 years a developer, Jade Raymond weighs her next step · Polygon (em inglês)
Jade Raymond era diretora geral da Ubisoft Toronto e foi produtora executiva de Assassins Creed (I e II) e outros títulos. Na entrevista, ela conta um pouco sobre sua história, a saída da Ubisoft e demonstra uma abordagem muito ponderada: “You can have a positive impact by doing positive things”. Jade também fala sobre lançamento de jogos “encaixotados” vs online e o que a deixa empolgada sobre a indústria de jogos. Recomendo muito a leitura.
Desenvolvimento de jogos indie no Brasil
Understanding the Brazilian indie game development scene · Gamasutra (vídeo em inglês, sem legendas, 25 min)
Só tomei a decisão de me aprofundar no cenário de desenvolvimento de games recentemente, uma grande decisão considerando que sou generalista. Resolvi começar meus estudos a partir de notícias – me inscrevi em alguns portais/blogs e pesquiso mais informações conforme minha curiosidade é atiçada.
Na semana passada o Gamasutra divulgou esse vídeo, feito na GDC’14 (conferência de desenvolvedores de jogos) e disponibilizado esse ano. Arthur Protasio e Bruno Campagnolo de Paula falam sobre como estimular uma cultura de desenvolvimento de jogos no Brasil, localização de títulos estrangeiros e citam alguns títulos brasileiros (que eu não conhecia). Apresentação muito interessante, que atiçou muito minha curiosidade – várias anotações de tópicos para pesquisar! :D
Recomendo.